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HORA DE BRASÍLIA - DF - BRASIL

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

BAIRROS DA CIDADE FOPRTALEZA-CEARÁ



DISTRIBUIÇÃO ORGANIZACIONAL DOS BAIRROS.


Bairros
Secretaria Executiva Regional
população em 1991
população em 2000
fundação
observações
Álvaro Weyne
SER I
25.493
23.113


Barra do Ceará
SER I
50.896
69.317


Carlito Pamplona
SER I
20.503
24.383
21/09/1948
Nova denominação do bairro Brasil Oiticica (Lei nº 52, de 16/08/1948).
Cristo Redentor
SER I
31.262
28.914
02/05/1975
Desmembramento do bairro Pirambu, da área mais conhecida como Tirol (Lei nº 4.500, de 24/04/1975).
Farias Brito
SER I
13.364
11.634


Floresta
SER I
18.906
28.034


Jacarecanga
SER I
15.225
13.600


Jardim Guanabara
SER I
14.938
14.489
15/10/1970
Denominação dada pela Lei nº 3.772, de 09/10/1970.
Jardim Iracema
SER I
26.961
21.913


Monte Castelo
SER I
7.967
12.752


Moura Brasil
SER I
2.833
3.738


Pirambu
SER I
20.449
18.453


São Gerardo
SER I
12.338
13.117
28/10/1981
Limite: ao Norte Av. Sgt Hermínio, Av Canal e Rua Cassimiro Montenegro, ao Sul Av Bezerra de Menezes, Rua Azevedo bolão, ao Leste R Teófilo Gurgel e R Pe Graça, ao Oeste Av Humberto Monte e R Joaquim Marques.
Ellery
SER I
7.423
7.209
31/12/1956
Denominação oficial dada à Vila Ellery (Lei nº 1.132, de 31/12/1956).
Vila Velha
SER I
35.737
49.468


Aldeota
SER II
33.154
38.636


Bairro De Lourdes *
SER II
SR
SR


Cais do Porto
SER II
26.111
21.529


Centro
Centro
30.679
24.775


Cidade 2000
SER II
8.292
7.885

Criado oficialmente com a publicação do Decreto Legislativo nº 382, de 01/07/2009.
Cocó
SER II
9.338
13.952


Dionísio Torres
SER II
10.242
14.952
13/12/1967
Nova denominação do bairro Estância (Lei nº 3.500, de 09/12/1967).
Dunas
SER II
484
1.594


Engenheiro Luciano Cavalcante
SER II
8.049
10.326
03/06/1968
Nova denominação do bairro Salineiro de Cocó (Lei nº 3.549, de 31/05/1968).
Joaquim Távora
SER II
25.063
23.051


Meireles
SER II
13.785
30.397


Mucuripe
SER II
24.043
11.900


Papicu
SER II
18.354
20.292


Patriolino Ribeiro
SER II
1.872
2.899
27/05/2010
Criado como nova denominação do bairro Guararapes mais área desmembrada do bairro Engenheiro Luciano Cavalcante (Decreto legislativo nº 436, de 27/05/2010). Os dados de população são referentes aos do antigo bairro Guararapes.
Praia de Iracema
SER II
3.263
3.150


Praia do Futuro I
SER II
1.713
2.917


Praia do Futuro II
SER II
2.740
7.651


Salinas
SER II
2.296
2.141


São João do Tauape
SER II
29.277
27.328


Varjota
SER II
15.032
6.916

Perímetro: Inicia na confluência da Rua Frei Mansueto com a Av. Antonio Justa, segue por essa avenida, no sentido leste, até encontrar a Rua Pedro Rufino, segue por essa rua, no sentido norte, até encontrar a Rua Dr. José Lino, segue por essa rua, no sentido oeste, até encontrar a Via Férrea Parangaba / Mucuripe, segue por essa via férrea, no sentido sul, até encontrar a Av. Santos Dumont, segue por essa avenida, no sentido oeste, até encontrar a Rua Frei Mansueto, segue por essa rua, no sentido norte, até o ponto inicial.
Vicente Pinzón
SER II
26.734
39.551


Amadeu Furtado
SER III
11.614
12.074


Antônio Bezerra
SER III
25.169
24.698


Autran Nunes
SER III
20.937
21.323


Bela Vista
SER III
15.148
15.950


Bonsucesso
SER III
29.186
37.319


Dom Lustosa
SER III
11.712
12.362
01/03/1978
Nova denominação do bairro Parque Santa Lúcia (Lei nº 4.977, de 27/02/1978. Limite: Ao Sul, Av Fernandes Távora; Ao Norte, Lagoa do Genibaú; a Oeste, com a Rua Arco-Verde; e a Leste com a Av. Perimetral.
Henrique Jorge
SER III
21.191
25.633
07/11/1963
Nova denominação do bairro Casa Popular (Lei nº 2.487, de 29/10/1963).
João XXIII
SER III
19.422
17.693
22/04/1977
Nova denominação das áreas conhecidas como Jardim Aclimação, Jardim Aurora, Parque Conquista, Parque Itu, Parque Pitininga, Parque Santa Cruz e Parque Santa Fé (Lei nº 4.850, de 13/04/1977).
Jóquei Clube
SER III
17.084
18.302


Padre Andrade
SER III
13.323
13.087
30/05/1951
Nova denominação do bairro Cachoeirinha (Lei nº 321, de 16/05/1951).
Parque Araxá
SER III
6.552
6.482


Parquelândia
SER III
15.102
14.000
21/12/1988
Denominação oficial dada pela Lei nº 6.363, de 08/12/1988. Limites: ao Norte a Av. Bezerra de Menezes (Entre a Av. José Bastos e a Av Humberto Monte. A Leste, a Av José Bastos (entre Bezerra e Jovita). A Sul, Av Jovita Feitosa, Gonçalves Dias e Humberto Monte. A Oeste, Av. Humberto Monte (Entre Av. Bezerra de Menezes e a Rua Pe. Guerra)
Pici
SER III
23.033
37.646


Presidente Kennedy
SER III
22.102
23.094


Quintino Cunha
SER III
35.484
42.973


Rodolfo Teófilo
SER III
20.028
17.880
29/07/1966
Nova denominação do bairro Porangabussu (Lei nº 3.249, de 28/07/1966).
Aeroporto
SER III
7.249
7.635


Benfica
SER IV
14.364
12.932


Bom Futuro
SER IV
6.911
6.268


Couto Fernandes
SER IV
4.110
4.979
23/07/1956
Nova denominação do bairro Quilômetro 8 (Lei nº 1.066, de 19/07/1956).
Damas
SER IV
8.770
8.492


Demócrito Rocha
SER IV
11.758
11.477
05/12/1967
Nova denominação do bairro Marupiara (Lei nº 3.480, de 04/12/1967).
Dendê
SER IV
1.747
2.120


Fátima
SER IV
24.720
23.070
03/09/1956
Nova denominação do bairro Redenção, também conhecido como "13 de Maio" (Lei nº 1.072, de 1956).
Itaóca
SER IV
15.869
12.728


Itaperi
SER IV
13.402
16.767


Jardim América
SER IV
12.853
11.799


José Bonifácio
SER IV
10.412
8.755


Montese
SER IV
24.891
26.062


Panamericano
SER IV
8.671
8.777


Parangaba
SER IV
28.210
28.045


Parreão
SER IV
8.573
9.754


Serrinha
SER IV
23.928
25.682


Vila Pery
SER IV
18.957
19.745


Vila União
SER IV
14.882
14.744


Bom Jardim
SER V
15.857
34.507


Canindezinho
SER V
11.636
29.688


Conjunto Ceará I
SER V
23.934
18.779


Conjunto Ceará II
SER V
21.272
23.075


Conjunto Esperança
SER V
12.451
15.291


Genibaú
SER V
22.742
39.258
06/01/1982
Bairro Parque Genibaú é a nova denominação de área conhecida como Quilômetro 10, Veneza, Coronel Francisco Nunes ou mesmo Parque Genibaú (Lei nº 5.539, de 28/12/1981).
Granja Lisboa
SER V
33.087
49.852


Granja Portugal
SER V
48.942
37.369


Jardim Cearense
SER V
6.637
7.530


Maraponga
SER V
5.454
8.588


Mondubim
SER V
38.052
80.303


Novo Mondubim
SER V
SR
SR
06/12/2010
Denominação oficial dada pelo Decreto Legislativo nº 456, de 30/11/2010.
Planalto Ayrton Senna
SER V
SR
SR
05/03/2003
Denominação dada à área conhecida como Pantanal, no bairro José Walter (Lei nº 8.699, de 21/02/2003).
Parque Presidente Vargas
SER V
2.868
4.815
25/08/1982
Denominação oficial dada pela Lei nº 5.606, de 11/08/1982.
Parque Santa Rosa
SER V
7.667
10.766


Parque São José
SER V
11.104
10.495


Prefeito José Walter
SER V
27.652
26.477


Siqueira
SER V
4.540
23.728


Vila Manoel Sátiro
SER V
29.273
32.354


Aerolândia
SER VI
11.452
11.824


José de Alencar (Alagadiço Novo)
SER VI
6.081
11.233


Alto da Balança
SER VI
14.671
13.229


Ancuri
SER VI
12.304
13.891


Barroso
SER VI
14.379
24.116


Cajazeiras
SER VI
6.215
8.646


Cambeba
SER VI
4.330
5.428


Castelão
SER VI
2.816
4.542
20/05/1976
A Lei nº 4.696, de 19 de maio de 1976, levou a denominação Castelão ao então bairro Boa Vista, que passou a chamar-se Boa Vista-Castelão.
Cidade dos Funcionários
SER VI
14.491
16.893


Coaçu
SER VI
1.771
5.197


Curió
SER VI
6.230
7.488


Conjunto Palmeiras
SER VI




Dias Macedo
SER VI
8.851
11.899


Edson Queiroz
SER VI
23.298
20.291
13/06/1983
Desmembramento de parte do bairro Água Fria (Lei nº 5.699, de 06/06/1983).
Guajeru
SER VI
3.918
5.917


Jangurussu
SER VI
26.531
63.401


Jardim das Oliveiras
SER VI
22.794
30.754


Lagoa Redonda
SER VI
8.775
20.752


Mata Galinha
SER VI
3.098
4.121


Messejana
SER VI
36.280
38.374
01/01/1760

Parque Dois Irmãos
SER VI
11.749
23.326


Parque Iracema
SER VI
3.122
4.447


Parque Manibura
SER VI
4.019
6.833


Parque Santa Maria
SER VI
SR
SR
08/06/2009
Desmembramento de parte do bairro Ancuri (Decreto Legislativo nº 379, de 02/06/2009).
Passaré
SER VI
13.012
37.369

Denominação oficializada e limites estabelecidos pelo Decreto Legislativo nº 401, de 24/09/2009.
Paupina
SER VI
11.721
18.499

Dados da população antes do desmembramento do bairro São Bento.
Pedras
SER VI
1.583
1.576


Sabiaguaba
SER VI
635
2.759


São Bento
SER VI
SR
SR
29/12/2008
Desmembrado do bairro Paupina (Decreto Legislativo nº 362, 18/12/2008).
Sapiranga / Coité
SER VI
9.164
23.399



Fonte: IBGE e SEPLA - *(SR) = Sem Recenceamento


Bairro de Fortaleza

Bairro Castelão agora é Boa Vista. A CAMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA DECRETA -PDL No:0008/2009 Artigo 1? Fica oficialmente denominada de bairro Boa Vista, assim popularmente conhecido,uma area urbana situada nos limitesda Secretaria Exercutiva Regional V I, constituindo-se em um novo bairro de Fortaleza,obedecendo as mesmas especificacoesda planta da cidade de Fortaleza,conforme croqui de localizacao em anexo.Paragrafo unico.O bairro a que se refere o caput e delilitado pelas seguintes arterias e confrontacoes: inicia na rua Jose Albino,no sentido norte; indo ate a av: Dep: Paulino Rocha,ao sul; tendo a leste o rio coco e a oeste o acude UirapuruArt 2? Este Decreto Legislativo esta em vigor - Publicado em 11 de novembro de 2009.Fonte* DIARIO OFICIAL DO MUNICIPIO 11de Novembro de 2009.
Fonte(mbvabreucastelao.com.br).
ASPECTOS INSTITUTCIONAIS DA CIDADE DE FORTALEZA QUE REFLETE DIRETAMENTE NAS AÇÕES SOCIAIS.

Favelas e áreas de risco.

Hoje, cerca de um terço da população de Fortaleza mora em favelas, principalmente nas favelas do Barroso II, Novo Barroso, Lagamar, Jangurussu, Gato Morto, Pirambu, Favela do Rato, entre outras As frequentes secas no interior do estado do Ceará agravam o problema da favelização. Existem favelas em quase todos os bairros da cidade. No início da década de 1980 existiam 147 favelas e em 2003 o número aumentou para 722.,[ O controle de Defesa Civil tem priorizado o levantamento de informações das chamadas "áreas de risco", que são locais propensos a sofrerem alagamento e inundações nos períodos chuvosos. Um levantamento realizado em 2002 pela prefeitura considerou que 92 áreas faveladas estavam em situação de risco, abrigando um total de 17.078 famílias.
Segurança pública.
Fortaleza é sede do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que tem jurisdição sobre todo o território do estado. O fórum da comarca de Fortaleza é o Fórum Clóvis Beviláqua, que abriga quase todas as varas de justiça da comarca. A cidade é dividida ainda por seis zonas cartoriais, sendo uma de registro de imóveis. A Polícia Militar do Ceará tem várias companhias e postos de patrulhamento na capital, sendo Fortaleza a sede da instituição de vários grupos e escolas da Polícia Militar. A Polícia Civil divide a cidade em 24 distritos policiais onde não são encontrados delegados. A Guarda Municipal de Fortaleza é uma instituição que complementa as atividades de Segurança Pública em Fortaleza. Seu atual contingente chega a mais de mil agentes e até o final de 2007 alcançará um total de mais de dois mil homens.
O governo do estado implantou em Fortaleza um sistema conhecido por Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que congrega Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Os CIOPS também são chamados de Distritos Modelos ou Distritos Polos.

Criminalidade.

Fortaleza não era tradicionalmente uma das capitais mais violentas do país, mas a criminalidade aferida através do número de homicídios tem crescido vertiginosamente na cidade, conforme o Mapa da Violência 2010 realizado pelo Instituto Sangari. Em 1997, a taxa de homicídios era de 27,0 por 100.000 habitantes (17ª entre as capitais brasileiras), subindo progressivamente - e principalmente após 2004 - para 40,3 por 100.000, o que a fez passar a ser a 10ª capital com maior taxa de assassinatos. Os aumentos foram de 49,5% na taxa de homicídios e de 82,5% no número de pessoas assassinadas. Tomando a taxa de homicídios como referência, a criminalidade em Fortaleza, no período 1997-2007, cresceu mais que a média nacional (-0,7%) e a das capitais nordestinas (28,5%), mas menos que a média da Região Nordeste (53,3%).
Com o aumento da criminalidade, Fortaleza entrou no Pronasci, que seria realizado somente nas 10 capitais mais violentas do país. No final de 2007 começou a ser implantado o programa Ronda do quarteirão de policiamento comunitário, no qual 91 equipes se revezam 24 horas em todos os bairros da cidade. O programa ajudou a diminuir a criminalidade, que continua assustando a população.
A exploração sexual tem se tornado um problema recorrente, divulgado pela mídia local e nacional. A cidade tem sido palco de uma rede de prostituição, inclusive infantil, com alvo no turista estrangeiro. Em 2007 o Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura, iniciou diversas ações para o combate à exploração sexual.
ESSE CASO É ISOLADO – NÃO REPRESENTA A CULTURA DA CIDADE.
Em 2001 a Chacina dos Portugueses chocou a cidade e foi notícia internacional por envolver a morte de seis turistas portugueses, que foram brutalmente assassinados depois de atraídos por um compatriota, Luiz Miguel Melitão, em busca das riquezas dos empresários mortos. Já em 2005 o Assalto ao Banco Central do Brasil em Fortaleza assustou por ter sido o maior furto a um banco no Brasil, alcançando o valor de aproximadamente R$164,7 milhões. A chacina foi solucionada, com a condenação dos criminosos. O furto ao banco ainda está em processo, mas a Polícia Federal já prendeu vários acusados e resgatou parte do dinheiro roubado.

Educação e ciência.

Em Fortaleza existem várias instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, como a FUNCAP, FUNCEME, ROEN - o maior radiotelescópio do Brasil e a Embrapa - Agroindústria Tropical, dentre outras. O campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, é um dos lugares que mais concentra instalações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Fortaleza, incluindo a Embrapa, Nutec, Padetec, e vários laboratórios e cursos das áreas de tecnologia, como o Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Nordeste e a sede da rede GigaFOR. No bairro Cidade dos Funcionários também existe outro polo de desenvolvimento tecnológico voltado para a tecnologia da informação, abrigando o Insoft e o Instituto Atlântico e a sede da FUNCAP. A sede da divisão regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial para o Norte e o Nordeste fica na capital cearense. A formação de mestres e doutores conta com 95 cursos, sendo 23 de doutorado, todos aprovados pela CAPES.
Fortaleza é um importante centro educacional tanto no ensino médio como no superior, não só do estado do Ceará, mas também da porção Norte e Nordeste do País. A cidade é sede ainda de duas importantes escolas de ensino médio federais: IFCE (Antigo CEFET-CE), Colégio Militar de Fortaleza, instituições bem avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio. Outra importante instituição de ensino público é o Liceu do Ceará, colégio mais antigo do estado, que é uma das bases para o ensino médio profissionalizante do Governo do Estado. O número de matriculados no ensino fundamental em 2006 foi 419.493 e no ensino médio foi 143.743. Outras escolas também se destacam no cenário nacional como grandes "doadoras" de alunos para as mais difíceis universidades do país, como o Instituto Tecnológico da Aeronáutica e o Instituto Militar de Engenharia. São elas: Colégio Batista Santos Dumont, Farias Brito, 7 de setembro, Ari de Sá Cavalcante, Christhus, Colégio Santa Cecilia, dentre outros.
Por ser a capital do Estado do Ceará, Fortaleza é sede dos primeiros cursos de nível superior no estado. O primeiro curso foi o de Direito, com a fundação em 1903 da Faculdade de Direito do Ceará. Depois disso, foram fundados outros cursos (como Farmácia e Odontologia, em 1916), os quais foram unidos para a fundação da primeira universidade de Fortaleza e também do Ceará: a Universidade do Ceará em 1954, que mudou posteriormente de nome, chamando-se Universidade Federal do Ceará. Atualmente Fortaleza dispõe de 32[49] instituições de ensino superior, sendo três universidades: Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual do Ceará e Universidade de Fortaleza, e as demais instituições são faculdades ou institutos. O total de matrículas no ensino superior em 2005 foi 78.710.

Saúde.

O primeiro hospital de Fortaleza foi a Santa Casa de Misericórdia inaugurado em 1861 com 80 leitos, que hoje conta com 455 leitos. Em 2005 a cidade contabilizava 8.138 leitos hospitalares distribuidos entre 70 estabelecimentos de internação. Dentre os princiapis hospitais merecem destaque: o Instituto Doutor José Frota, mais conhecido como IJF, que é o maior hospital de emergência da cidade administrado pela prefeitura; O Hospital Geral de Fortaleza é o maior hospital público administrado pelo governo do estado e dentre alguns privados têm destaque os hospitais São Mateus, Antônio Prudente, Unimed, Monte Klinikum e o SARAH-Fortaleza.
O Programa de Saúde da Família - PSF é um serviço cujo objetivo é aproximar profissionais da saúde e cidadãos, mudando a concepção sobre a atenção em saúde, tendo como missão o cuidado e o acompanhamento integral das famílias. Em 2006, o PSF teve uma ampliação de cobertura, saindo de 15% para 50%. Atualmente são 300 equipes trabalhando em 89 Centros de Saúde da Família. Em 2008, houve contratação de mais Agentes de Saúde e Agentes Sanitaristas.Complementando o atendimento popular, em Fortaleza existem duas unidades da Farmácia Popular do Brasil que é uma política do Ministério da Saúde para ampliar o acesso de toda a população aos medicamentos.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU em Fortaleza recebe de 80 mil a 100 mil chamadas por mês e cerca de seis mil atendimentos são realizados mensalmente. O serviço está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, sendo um programa do governo federal criado com a finalidade de atender pessoas em situação de emergência. A secretaria conta atualmente com três ambulâncias UTIs e 16 unidades básicas.
Atualmente Fortaleza projeta um futuro de referência no ensino e estudo da medicina com a criação de mais dois cursos de medicina, o da Unifor, com início em 2006 e o da Faculdade Christus tendo iniciado em 2005. A Universidade Estadual do Ceará também criou recentemente seu curso de medicina. O melhor e mais antigo é o da Universidade Federal criado em 1948 contando com uma estrutura hospitalar de ensino completa, tendo o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

Transportes.

Rodoviário.
O sistema de transportes coletivo de Fortaleza é regulamentado pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza S.A (ETUFOR), órgão da prefeitura, enquanto que o trânsito de veículos é fiscalizado pela Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Serviços Públicos e Cidadania. O transporte coletivo realizado por ônibus em Fortaleza é denominado de Sistema Integrado de Transportes (SIT-FOR), cuja operação teve início em 1992. O sistema proporciona ao usuário a opção de deslocamento através da integração física e tarifária em Terminais de Integração. A rede de linhas do SIT-FOR é baseada em dois tipos de linhas, as que fazem a integração bairro-terminal e as que integram o terminal ao centro da cidade ou ainda a outro terminal.
Fortaleza possui atualmente sete terminais integrados (Antônio Bezerra, Papicu, Parangaba, Lagoa, Siqueira, Messejana e Conjunto Ceará) e dois terminais abertos (Coração de Jesus e Estação). Cerca de 850 mil passageiros por dia utilizam os terminais fechados, através de 218 linhas de ônibus regulares (157 ligadas aos terminais integrados e 61 não integradas). São 25 empresas operantes, com uma frota de 1.776 ônibus. Desde 2008, a população de Fortaleza possui o benefício da integração temporal, com a qual, por meio da aquisição de um cartão eletrônico, pode fazer transferências entre linhas do sistema de ônibus sem o ônus de uma pagar por uma nova passagem. As transferências são, entretanto, limitadas em quantidade e pelas linhas de origem e destino. Os estudantes com carteira estudantil podem optar por usar sua carteira de estudante como bilhete eletrônico e usufruir do benefício.
Está em implantação na cidade o Sistema de Informação ao Usuário, que permite saber em tempo real o tempo de espera pelo ônibus no local. Todos os ônibus possuirão GPS-sender interligados a monitores nos pontos de ônibus com maior demanda dos usuários, sabendo o horário que o ônibus passará.
Esse sistema já está em funcionamento há alguns anos na linha Campus do Pici-Unifor, que possui monitor de LCD informando em qual parada o usuário está passando, bem como as próximas pelas quais o ônibus irá passar. No geral, o transporte urbano é péssimo sendo usado apenas por pessoas carentes. Apesar das câmeras os assaltos são constantes.
Fortaleza possui também um dos mais modernos sistemas de controle e monitoramento do tráfego urbano do país, o CTAFOR, que além de dispor de uma central de tráfego que monitora grande parte da cidade através de um sistema de 35 câmeras de CFTV, dispõe também de um sistema de 20 Painéis de Mensagens Variáveis (PMV) dispostos nos principais corredores de tráfego da cidade, para orientar os motoristas e usuários das condições do tráfego e das melhores opções de rotas para a melhoria da fluidez do tráfego. Além disso, 45% dos cerca de 550 semáforos da cidade são considerados semáforos inteligentes, que são controlados e monitorados pela central de tráfego do CTAFOR, com mudanças em tempo real nos tempos dos semáforos conforme a demanda e composição do tráfego, contribuindo para a melhoria da fluidez do tráfego de grande parte da área urbana de Fortaleza. No entanto, suas ruas são completamente esburacadas, visto que a camada asfáltica se constitui numa fina película que não resiste as chuvas. Os alagamentos são constantes pois o solo urbano foi indevidamente impermeabilizado pela forma inapropriada do asfaltamento utilizado. Concorre para isto o grande volume de lixo lançado nas ruas.

Ferroviário.

Mapa do sistema que será o Metrofor.
O sistema Ferroviário de Fortaleza está integrado modalmente ao Porto de Fortaleza. Sua história remonta ao ano de 1870, quando começou a ser planejada e implantada a "Estrada de Ferro de Baturité" e depois a Rede de Viação Cearense. Atualmente é de competência da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) e está interligado à rede nacional de ferrovias fazendo a conexão modal com o porto do Mucuripe.
O metrô de Fortaleza (Metrofor) é um importante sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana, que liga Fortaleza e mais outras três cidades. Suas linhas têm raízes no antigo sistema da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Fortaleza e está passando por uma adaptação para atender aos parâmetros do sistema metroviário. Atualmente estão em operação 22 estações: 13 na linha sul e oito na linha oeste além da estação central. Com a entrada em operação do metrô serão implantadas mais 14 estações, três das quais subterrâneas. No entanto, este ainda não está concluído, com sua obra bastante conturbada devido a problemas de administração municipal, estadual e federal. As obras do metrô foram incluídas no PAC e estão previstas para conclusão em 2010. Uma nova linha já faz parte do plano do metrô e, como Fortaleza foi confirmada uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, deverá estar pronta até a data do evento esportivo.

Aeroviário.

O Aeroporto Internacional Pinto Martins está situado no centro geográfico de Fortaleza. Passou por uma reforma completa em 1998 quando então passou a ser classificado como Internacional. Após a reforma, o aeroporto passou a ter a capacidade para receber 6.2 milhões de passageiros por ano. É a principal "porta de entrada" de Fortaleza para o turismo.
O aeroporto Pinto Martins é o terceiro aeroporto mais movimentado da Região Nordeste e um dos mais movimentados do país, recebendo em média cerca de 277 aeronaves internacionais ao mês e 3700 de vôos domésticos ao mês.
É o segundo aeroporto do Nordeste que mais recebe passageiros internacionais, ficando atrás apenas de Salvador. A cada ano, o número de passageiros aumenta cerca de 20% com relação ao ano anterior. Em 2010, o aeroporto recebeu mais de 5 milhões de passageiros, ultrapassando a marca histórica de 4.2 milhões de passageiros do ano de 2009.
A previsão para 2011 é de novo recorde, passando pelo aeroporto cerca de 5.9 milhões de passageiros.

Hidroviário.

O primeiro porto da cidade funcionou na foz do Rio Ceará, que ainda abriga embarcações pesqueiras. Com a construção pelos holandeses do Forte Schoonenborch em 1649, nas proximidades do riacho Pajeú, uma estrutura de atracação foi pretendida como porto por 300 anos, com a elaboração de projetos e construção da Ponte Metálica e da Ponte dos Ingleses. Finalmente, foi construído na década de 1950 o Porto do Mucuripe, que veio a transformar a estrutura da cidade, contando com um cais com 1.054 metros de extensão e uma plataforma de atracação exclusiva para petrolíferos. Sua área de armazéns tem seis mil metros quadrados e mais de 100 mil metros quadrados de pátio para contêineres. Possui ainda três moinhos de trigo e está interligado ao sistema ferroviário por um extenso pátio de manobras.
Com o Porto ao fundo podem-se ver as torres do parque eólico de Fortaleza, à esquerda e navios atracados no centro assim como os moinhos de trigo. Na direita da foto as embarcações pesqueiras e jangadas.

Cultura.

A vida cultural de Fortaleza é diversificada e fecunda. Muitos artistas, entre escritores, pintores e cantores, utilizam os palcos e as praças mais movimentadas da cidade para divulgar o que ela tem de mais sensível. Vários teatros, sendo o mais importante o Theatro José de Alencar, são palco das obras mais relevantes da cultura local e universal. Existem ainda os teatros ligados a instituições de ensino, tais como o teatro do Ibeu e o Teatro Arena do Colégio Christus. O Museu do Ceará e o Museu de Fortaleza, no Farol do Mucuripe, guardam os artefatos mais relevantes da memória fortalezense. As instituições mais relevantes e de maior passado histórico ainda presentes na vida da cidade são a Academia Cearense de Letras e o Instituto do Ceará, ambas tendo sido criadas no final do século XIX por nomes importantes como Capistrano de Abreu e Farias Brito. O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza. Neste centro existem museus, teatro, um planetário, cinemas e espaços para apresentações públicas de cantadores, poetas, bandas e demais espetáculos. Fica no entorno de uma das áreas de fundação de Fortaleza, com um patrimônio arquitetônico ainda preservado remanescente do tempo da economia do algodão. O Passeio Público de Fortaleza é um dos patrimônios culturais e paisagísticos da cidade, praça onde foram fuzilados os revolucionários cearenses da Confederação do Equador. A Casa de Juvenal Galeno é outra importante instituição cultural de Fortaleza, que leva o nome de um dos mais importantes poetas nascido na cidade, Juvenal Galeno. Nesse espaço cultural foi criado em 1969 o Clube dos Poetas Cearenses pelo poeta Antônio Carneiro Portela – agremiação de jovens sonhadores que se reuniam aos sábados. Foi ali que diversos jovens – com talento para as letras – iniciaram, e hoje figuram na lista dos principais autores da literatura cearense. Dentre os jovens idealistas que frequentavam a Casa, destacam-se – Carneiro Portela, Márcio Catunda, Vicente Freitas, Guaracy Rodrigues, Mário Gomes, Stênio Freitas, Aluísio Gurgel do Amaral Jr., Costa Senna, entre outros. A escritora Nenzinha Galeno, neta do ilustre poeta Juvenal Galeno, era uma das maiores incentivadores desse movimento sociocultural.
As festas populares mais importantes são as que envolvem a Igreja Católica, dentre elas o Carnaval que em Fortaleza é comemorado com desfiles de escolas de samba e de Maracatu, a da padroeira Nossa Senhora da Assunção, em 15 de agosto, as festas juninas, e outras datas tradicionais. O Fortal, micareta no final de julho, junto com o Ceará Music no mês de outubro são os eventos musicais mais populares.
O artesanato cearense tem em Fortaleza seu principal mercado e vitrine. Na cidade existem vários lugares específicos para a venda de produtos artesanais, tais como: Central de Artesanato do Ceará (CEART); Centro de Turismo (EMCETUR); Feira de Artesanato da Beira-Mar; Mercado Central de Fortaleza; Polo Comercial da Avenida Monsenhor Tabosa. A diversidade do artesanato encontrado em Fortaleza é grande, sendo mais característicos os oriundos do couro, garrafas coloridas, cerâmica, cestarias e trançados, rendas de bilro, entre outros. A rede de dormir também é bastante procurada nos mercados de artesanato.
O patrimônio arquitetônico está concentrado no centro da cidade. Apesar de distante do centro, a Casa de José de Alencar é um patrimônio de grande valor histórico e cultural. A Casa foi o primeiro bem tombado de Fortaleza no ano de 1964 por uma lei federal. Além da casa onde nasceu um dos maiores escritores do Brasil, Fortaleza possui ainda outras obras arquitetônicas, como o Cine São Luiz, onde todos os anos acontece o festival de cinema Cine Ceará, e o prédio da Estação João Felipe, ponto de partida da estrada de ferro construída na seca de 1877. A Praça do Ferreira é outro importante marco de Fortaleza, sendo esta praça o principal palco das manifestações sociais, pois foi em seus cafés do final do século XIX que surgiram movimentos abolicionistas, republicanos e literários como a Padaria espiritual.
Para além das manifestações culturais de cunho artístico a sociedade fortalezense também tem representações em clubes de serviço, como o Lions Club e o Rotary International. A maçonaria tem importantes representações em Fortaleza das duas obediências mais importantes do Brasil, como a Grande Loja Maçônica do Ceará e o Grande Oriente Estadual do Ceará.

Humor.

Fortaleza é conhecida por ser o principal palco do humor brasileiro. Humoristas como Tom Cavalcante e Wellington Muniz, que fazem grande sucesso nacionalmente, nasceram em Fortaleza. Outros humoristas cearenses e até de outros estados fizeram carreira na cidade, tais como Renato Aragão, Tiririca, Espanta, Falcão e muitos outros. No início do século XX, surgiu o termo "Ceará Moleque", em alusão às brincadeiras e provocações sociais e políticas da população, como o festival de mentiras do dia 1 de abril, que nessa época pregava no "Cajueiro da Mentira", na Praça do Ferreira, várias lorotas. O Bode Ioiô é outro símbolo da verve fortalezense que frequentava lugares públicos e bebia cachaça. Atualmente, os bares e restaurantes servem de palco aos humoristas mais aclamados pelo público, e as praças atraem palhaços e outros artistas do riso.

Música

O forró é o gênero musical mais popular, com várias casas de show pela cidade. A banda Mastruz com Leite e a cantora Eliane, que surgiram em Fortaleza, são responsáveis pelo fenômeno do forró eletrônico, que popularizou um novo tipo de arranjo das bandas com guitarra, contrabaixo e instrumentos de sopro e teclado eletrônico, além da sanfona que faz o som característico. Atualmente a banda Aviões do Forró tem alcançado sucesso nacional. O sanfoneiro Waldonys é destaque no forró pé-de-serra.
Outros estilos musicais também têm vida movimentada com bandas locais como rock e suas várias vertentes, blues, jazz, samba, hip hop, cujo maior expoente nacional é o MH2O do Brasil (maior organização do gênero em atividade no país) e outros estilos contemporâneos. A lambada surgiu fortemente em Fortaleza no final da década de 1980 com o estrelato de Beto Barbosa. Em 1995 Beto lançou o CD "Navegar" com a música "Fortal Capital do Amor", em homenagem à cidade onde alcançou o grande sucesso.
A tradição musical de Fortaleza remonta ao compositor Alberto Nepomuceno, um dos fundadores da música orquestral brasileira. O Conservatório Alberto Nepomuceno é uma das principais escolas de música da cidade. A MPB tem alguns colaboradores fortalezenses tais como Fagner, Ednardo, Belchior e Amelinha.

Neste conceito a RADIO WEB INESPEC e o PROJETO MIRC divulgam amostras musciais do Ceará para o mundo.

Esporte.
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O lazer cotidiano de muitos fortalezenses é a caminhada ou cooper ao amanhecer ou ao entardecer nas praças das áreas residenciais. As academias de musculação e ginástica também são numerosas. Alguns dos eventos mais destacados são a Meia Maratona de Fortaleza, que comemora o aniversário da cidade, e a Maratona Pão de Açúcar de Revezamento que ocorre em julho. O Red Bull Soapbox realizado pela Red Bull em junho de 2008 foi o primeiro do Brasil.
O esporte mais popular na cidade, assim como no resto do Brasil, é o Futebol. Devido a esse amor do fortalezense pelo futebol e por conta da importância da cidade no cenário nacional, Fortaleza foi escolhida como uma das Sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014, que será disputada no Brasil. O Campeonato Cearense é disputado desde 1920 e tem seus principais jogos em Fortaleza. Os principais times da cidade (e do Estado) são: Ceará, Fortaleza e Ferroviário. Atualmente os dois primeiros, e mais tradicionais, disputam a Série A e Série C do Campeonato Brasileiro, respectivamente. O Ceará Sporting Club é o atual campeão estadual, e o maior detentor de tal título, foram 40 vezes, contra 39 do seu rival Fortaleza Esporte Clube e 9 do Ferroviário AC.
Atualmente Fortaleza possui 3 (três) estádios com condições de sediar jogos oficiais organizados pela Confederação Brasileira de Futebol, os principais são o Estádio Plácido Castelo, mais conhecido como "Castelão" de propriedade do Governo do Estado e com capacidade para 66 mil pessoas (a partir de janeiro de 2011 vai fechar para reformas e modernização para receber os jogos da Copa de 2014), e o Presidente Vargas, mais conhecido como "PV" de propriedade da Prefeitura Municipal de Fortaleza e com capacidade para 20.600 mil pessoas, o Estádio Alcides Santos, de propriedade do Fortaleza Esporte Clube, também tem condições para sediar jogos oficiais, possuindo capacidade para 8.200 pessoas e está em constante ampliação. É popularmente conhecido como "Pici" ou "Parque dos Campeonatos".
A maioria dos clubes esportivos mantém o futebol como principal atividade esportiva, mas apóia alguns outros esportes como o futebol de salão, voleibol e basquetebol, entre outros. Os esportes de praia também são bastante praticados como o surfe, Windsurf, vela, sandboard, triatlon, mergulho e kitesurf, entre outros. Várias etapas de competições nacionais e internacionais destas modalidades ocorrem em Fortaleza. Fortaleza é sede da Confederação Brasileira de Futebol de Salão.
A cidade tem várias escolas e academias de lutas e artes marciais com destaque para o judô, aikido, capoeira e wushu entre outras. O automobilismo é praticado em pistas de kart em diversos lugares da cidade e no Autódromo Internacional Virgílio Távora que fica na cidade do Eusébio a menos de dez quilômetros de Fortaleza. Alguns esportes menos populares estão começando a surgir na capital do Ceará como é o caso do Futebol americano, Críquete e o Golfe que estão sendo praticados por pequenos grupos apoiados por federações desportivas de outros estados e por clubes locais. Para quem gosta de animes, mangás, HQ's, RPG's etc, em meados de julho acontece no Centro de convenções Edson Queiroz a Super Amostra Nacional de Animes.
A Columbofilia é outro esporte que tem se desenvolvido e se expandido. Provas de grande dificuldade técnica têm diferenciado das demais do Brasil, devido às áridas condições naturais de trajeto e longos percursos nas etapas finais.
A Praça Portugal é o local onde várias "tribos" se encontram para jogar um pouco de conversa fora, principalmente otakus (fãs da animação e gibi nipônico) e outros. A região onde se localiza é famosa pelos grandes shoppings ao redor, pelo movimento de pessoas e carros e por ser uma zona mista de residências de alto padrão e comércio de luxo, localizada entre bairros famosos como Aldeota e Meireles.

Participação dos Usuários No Desenvolvimento Do Serviço.

As famílias dos discentes do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE/INESPEC participam das reuniões de pais/mestres realizadas semestralmente. Quando existem eventos de repercussão pública na entidade são convidados e 70% comparece. Não pagam mensalidades e nem fazem doações a entidade. Embora sejam sempre solicitados. Justifica-se este aspecto negativo considerando as condições financeiras destas famílias.

Execução/Plano e Perspectivas

EXECUÇÃO.

Os planos institucionais da entidade no que se refere a educação especial, são atribuições do docente responsável pelo Atendimento Educacional Especializado e coordenador das turmas de educação especial do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE/INESPEC:
A entidade CAEE/INESPEC planejarar e executar:

1. Elaborar, executar e avaliar o Plano de AEE do aluno, contemplando: a identificação das habilidades e necessidades educacionais específicas dos alunos; a definição e a organização das estratégias, serviços e recursos pedagógicos e de acessibilidade; o tipo de atendimento conforme as necessidades educacionais específicas dos alunos; e o cronograma do atendimento e a carga horária, individual ou em pequenos grupos.

2. Implementar, acompanhar e avaliar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade no AEE, na sala de aula comum e demais ambientes da escola.

3. Produzir materiais didáticos e pedagógicos acessíveis, considerando as necessidades educacionais específicas dos alunos e os desafios que este vivencia no ensino comum, a partir dos objetivos e atividades propostas no currículo.

4. Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando a disponibilização dos serviços e recursos e o desenvolvimento de atividades para a participação e aprendizagem dos alunos nas atividades escolares.

5. Orientar os professores e as famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno de forma a ampliar suas habilidades, promovendo sua autonomia e participação.

6. Desenvolver atividades do AEE, de acordo com as necessidades educacionais específicas dos alunos, tais como: ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras; ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos com deficiência auditiva ou surdez; ensino da Informática acessível; ensino do sistema Braille; ensino do uso do soroban; ensino das técnicas para a orientação e mobilidade; ensino da Comunicação Aumentativa e Alternativa – CAA; ensino do uso dos recursos de Tecnologia Assistiva – TA; atividades de vida autônoma e social; atividades de enriquecimento curricular para as altas habilidades/superdotação; e atividades para o desenvolvimento das funções mentais superiores.

PLANO.

Para os anos de 2009, 2010 e 2011, consignamos a execução da PROPOSTA PEDAGÓGICA, nos termos que segue.

Instituto de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – INESPEC.
Educação infantil para necessidades educacionais especiais. Na nossa prática tem o marco da nossa experiência de como trabalhar a curiosidade e interesse das crianças, já tendo um perfil de sua turma. Cabe a professora definir os objetivos que se pretende atingir no desenvolvimento desse trabalho.
A preparação dos discentes.
Para que os professores assumam de fato o seu papel dinamizador, eles precisam organizar informações sobre seus alunos nos prontuários com os professores anteriores, buscar conhecimentos das possíveis caminhos a serem trilhados. Isso é fundamental, caso contrário ela acabará se limitando ao senso comum. Os professores deverão procurar material didático e recursos tecnológicos, aumentando assim o leque de possibilidades de atividades que contribuam com a sua formação e atualização profissional em beneficio do projeto educativo em questão.
O planejamento para trabalhar com as crianças.
Para definir as metas a serem seguidas, “a priori”, a professora procura conhecer o perfil das crianças, é de fundamental importância conhecer as etapas de desenvolvimento infantil para poder adequar estratégias e linguagens às possibilidades das crianças dessa faixa etária, estando atento às formas privilegiadas delas construírem conhecimentos.
A partir desse planejamento definimos os objetivos gerais e específicos (a curto prazo) organizando as atividades e os materiais em planejamento mensais ou desenvolvendo projeto em conjunto com as crianças procurando saber o seu interesse para ser desenvolvido. Possibilitando a professora a canalizar o trabalho para objetivo que considera necessário fazendo sua intervenção adequada.
A avaliação permeará no início de todo esse processo e ao final deste processo. É importante que se sistematiza através das atividades realizadas os conhecimentos construídos.
No planejamento nas reuniões pedagógicas, é importante a troca da idéias com os colegas, a pesquisa, a reflexão das atividades desenvolvidas, o interesse em conhecer às crianças a proposta que visa orientar o trabalho cotidiano do mestre procurando respeitar as diversidades.

PLANEJAMENTO GLOBAL POR METAS – PGM – 2009-2012

OBJETIVOS GERAIS.

Integrar a criança ao seu meio social, valorizando naquilo que ela é capaz de realizar, respeitando suas limitações para que ela desenvolva sua auto-estima;
Desenvolver um clima de segurança, efetividade, confiança, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera clara e afetiva para que haja interação entre a professora e a criança;
Favorecer a formação do vínculo entre professor e aluno, tomar conhecimento da realidade de vida da criança como ponto de partida para o trabalho pedagógico;
Reconhecer e valorizar a relação interpessoal, por meios de atividades espontâneas e pelos desafios que o ambiente educativo oferece, a fim de se chegar a níveis mais elevados do desenvolvimento afetivo e cognitivo e social para que possa ser integrada numa escala regular;
Integrar a criança como principal agente na construção do seu conhecimento. Cabendo a professora possibilitar para que ela vivencie uma variedade de situações que desafiam seu raciocínio e desenvolva sua capacidade cognitiva da maneira que puder expressar-se;
Avaliar constantemente para que o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças nos dê resultados das avaliações como um processo e forneçam as devidas orientações para alterarmos o processo educativo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Domínio Social
Integrar o aluno no grupo social, desenvolvendo atitudes e comportamentos desejáveis para que supere os receios, a timidez, as lágrimas e sinta-se seguro, confiante e feliz.
Estimular a criança a respeitar os sentimentos e os direitos dos outros reconhecendo os diferentes ponto de vista.
Domínio Psicomotor
Proporcionar atividades de organização espacial e temporal, através da percepção do próprio corpo em relação aos objetos.
Proporcionar situações de estimulação sensorial e de aquisição da coordenação motora dos pequenos músculos, necessários para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Domínio da Linguagem
Desenvolver a capacidade de expressão e comunicação da criança a fim de interagir com o mundo que a cerca e prepará-la para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Domínio Afetivo
Propiciar atividades que permitam a expressão da afetividade e auto-realização de emoções e sentimentos nas variadas situações da vida.
Estimular a autonomia, a criatividade e a descoberta valorizando, não só o produto, mas principalmente o processo.
Domínio Cognitivo
Adequar conteúdos e métodos à realidade da criança, com ênfase ao respeito à cultura, valorizando recursos disponíveis da comunidade.
Desenvolver harmoniosamente as possibilidades da criança, evitando enfatizar apenas determinado aspecto.
Estimular a criança nos planos sociais, afetivo, motor e intelectual.
Proporcionar jogos estimuladores, brincar como atividade fundamento para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, desenvolver capacidades importantes tais como: atenção, imitação, memória, imaginação, socialização, por meio de interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
Estimular situações pedagógicas coerentes com a capacidade operativa de cada criança.
Desenvolver a prontidão para a leitura, escrita e matemática através do treino de funções psicomotoras indispensáveis ao processo de aprendizagem utilizando os aspectos básicos de atenção, percepção e concentração.
Desenvolver o domínio afetivo, cognitivo e psicomotor em função do processo de socialização, devendo ser sistematicamente facilitado, promovido e orientado.

OBJETIVOS A CURTO PRAZO.

1. Objetivos socioafetivos – o desenvolvimento socioafetivo está em primeiro lugar, por três motivos:
a. É necessário ter um contexto de relações adulto-criança (professor x aluno) caracterizado pelo respeito mútuo;
b. O afeto e a confiança – a criança necessita de um certo equilíbrio para desenvolver-se (equilíbrio emocional);
c. A aprendizagem depende em grande parte da motivação.
2. A proposta para educação infantil deve promover o desenvolvimento: sensorial, da psicomotricidade, da linguagem das estruturas mentais da criança, da sua afetividade e da sua sociabilidade.
Sensorial – precisa ser complementado na educação infantil (é mais acentuado de 0 a 2 anos) precoce.
Psicomotricidade – vivenciar estimulas sensoriais para discriminar as partes do próprio corpo e exercer um controle sobre elas; vivenciar, através da percepção do próprio corpo em relação aos objetivos, a organização especial e temporal; vivenciar situações que levam à aquisição dos pré-requisitos necessários para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Linguagem – desenvolver a sua capacidade de expressão e comunicação e prepará-la para a aprendizagem da leitura, bem como prepará-la para a utilização da linguagem escrita.
Estruturas mentais – observando-se o seu grau de dificuldade as atividades são desenvolvidas em situações concretas dentro ou fora da sala de aula com material variado, através de jogos, conversas, dramatizações, etc. A criança se desenvolve agindo através de experimentação dos fatos.
As habilidades motoras, perceptivas, de linguagem oral, de orientação espaço-temporal, de esquema corporal, de lateralidade, necessárias à aprendizagem da leitura e da escrita, e visam também ampliar a integração da criança com seu espaço social e físico. Só depois de trabalhado no concreto é que apresentamos as atividades gráficas exploramos o centro de interesse e vivência da criança em situações no lar, na escola, em locais de lazer, etc; pois considerando que os exercícios isolados e não contextualizados pouco contribuem para o desenvolvimento da criança.
Afetividade – nossa escola dá especial atenção ao desenvolvimento afetivo dos educandos, visto que o funcionamento total do organismo, em qualquer momento e circunstância, envolve uma significativa e indissociável parcela de sentimentos e emoções. Reconhece-se ainda que a adequação e eficácia de tal funcionamento depende sobremaneira de o indivíduo compreender suas emoções e sentimentos e poder controlá-las de maneira apropriada.
Sociabilidade – a nossa preocupação fundamental é desenvolver crianças que se tornem na medida do possível autônomas, seguras, criativas e cooperativas. Trabalhamos em grupo, interagimos com os colegas, e com os adultos, assim construímos, estabelecendo limite de forma sincera, clara e afetiva.

IMPLANTAÇÃO DENTRO DO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO GLOBAL – PIG-CAEE-INESPEC – 2009-2012
Programa do Nível I, II, III e IV
1. Desenvolvimento da motricidade geral:
O trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca de posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança: correr, pular, dançar, localização do corpo, força muscular, escalonamento, controle corporal, abstração do corpo, relaxamento.
O trabalho inicial da psicomotricidade é levar a criança a sentir o seu corpo como um todo, em busca da percepção global, total do esquema corporal, estático em seu movimento, em relação ao mundo ao seu redor.
2. Integração Sensório-Motora:
Equilíbrio e ritmo, Organização do corpo no espaço, Habilidade para reações rápidas e destreza, Discriminação tátil, Sentido de direção, Lateralidade e Jogos de Construção.
As Atividades rítmicas têm como objetivo: descobrir o esquema corporal e a consciência do próprio ser; educar a autodisciplina e a concentração; desenvolver o sentido de orientação; favorecer relações sociais; estimular a sensibilidade; desenvolver a criatividade; facilitar a expressão espontânea, etc.
3. Habilidades Perceptivo-Motoras:
É o meio pelo qual organizamos e compreendemos os fenômenos que nos são dirigidos – é o contato com o mundo exterior (visual, tátil, auditiva, corporal) Percepção auditiva; Decodificação auditiva; Acuidade auditiva; Associação audioverbal; Memória auditiva; Discriminação visual de forma e cor; Diferenciação visual figura-mundo; Memória visual; Coordenação muscular grossa e fina.
4. Desenvolvimento da Linguagem e Comunicação
Conversa informal; escutar história; contar história; expressão musical; expressão plástica; dramatização; desenho; mímica; seqüência de história; cópia e escrita do pré-nome; imaginação e criatividade; pensamento lógico; aspectos básicos que devem ser observados para a organização das atividades propostas: Atenção, Percepção e Concentração, etc.
Para a concretização da alfabetização dos educandos:
- Questionamentos
- Dúvida;
- Situação-problema;
- Leitura incidental de palavras;
- Sons iniciais de palavras começadas por vogais e por sílabas simples;
- Encontros vocálicos;
- Encontros consonantais;
- Dígrafos;
- Leitura e escrita das palavras;
- Leitura e escrita das frases;
- Complementação de palavras e frases;
- Dificuldades ortográficas;
- Leitura silenciosa de textos;
- Interpretação de textos;
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Singular e plural;
- Masculino e feminino.
5. Conscientização do Próprio Corpo
Órgãos, localizações e funções é uma conscientização lenta, que se faz devagar, a partir dos dados da percepção, que se organizam numa representação mental dinâmica.
A criança precisa conhecer os nomes das partes do corpo, durante as etapas de formação do esquema corporal. A criança organiza o esquema corporal à medida que vai experimentando ações específicas e enfrentando os estímulos do meio. A elaboração satisfatória do esquema corporal é baseada na percepção do próprio corpo, através de atividades.
6. Vida cotidiana AVD’S
7. Operatividade Motora, Visual e Mental
8. Estimulação Sensorial:
Gustativa, Olfativa, Auditiva, Visual e Tátil.
A percepção ou discriminação visual permite discriminar semelhanças e diferenças em tamanho, forma, posição, detalhes, disposição, direção, cor, etc.
A percepção ou discriminação auditiva habilita a criança a perceber e a distinguir os sons. É através do treino da percepção visual e da percepção auditiva que a criança torna-se capaz de associar um som a um sinal gráfico, adquirindo, dessa forma, a prontidão necessária para a leitura.
9. Conhecimento Lógico – Matemático
É importante reforçar que, na educação infantil, as atividades e os conceitos matemáticos são componentes de um todo harmônico, que visa sobretudo ao crescimento da criança. Trabalhar com as atividades de exploração e classificação de materiais: Tamanho (grande, pequeno, maior, menor); Formas (igual, diferente); As cores (vermelho, amarelo, azul); Espessura (largo, estreito, fino, grosso); Textura (áspero, liso, macio); Altura (alto, baixo); Quantidade (muito, pouco, mais, menos); Comprimento (curto, comprido); Peso (leve, pesado); Posição (em cima, embaixo, fora, dentro, atrás, na frente, perto, longe, de costas, sentado, deitado, subindo, descendo, aberto, fechado). Nessa fase a criança deve pegar, apalpar, enfim, agir sobre os objetos. Desse modo ela irá descobrir e chegar às suas conclusões. Cheio e vazio, numeral, conjuntos: vazio, unitário. Leitura e escrita de numerais de 0 a 9. Classificação (pela cor, tamanho, forma), ordem crescente e decrescente, seriação (do maior para o menor ou vice-versa). Correspondência, Conservação e reversibilidade (massa, líquido), Noção de metade. Adição e subtração: - Números antecessores e sucessores; - Unidade, dezena, centena e milhar; - Calendário; - Dobro.
10. Coordenação Motora
Consiste na capacidade de coordenar com os movimentos do corpo trabalhado na motricidade a coordenação da musculatura ampla (braços, pernas e tronco) e da musculatura fina (dedos da mão) é o controle dos movimentos mais delicados que exigem maior precisão e que devem ser feitos em espaços limitados: manipulação de objetos para encaixe, desenhos livres, recorte e colagem, para finalmente executar traçados dirigidos com o lápis. A coordenação desses movimentos com a percepção visual prepararão a criança para a aprendizagem da escrita. O treino da coordenação visomotora também é importante tanto para o equilíbrio adequado do corpo, quanto para a auto-afirmação da criança.
11. Orientação Espacial, Lateralidade
A orientação espacial é importante para a aprendizagem da leitura e da escrita da matemática. A coordenação global desenvolverá o sentido de direção e orientação espacial, aproximação de distância, pontaria, localização de objetos em movimento, sua trajetória e velocidade. A orientação espacial permite a aquisição de noções de localização, posição, disposição e direção. Entre os aspectos que devem ser treinados está o de lateralidade, isto é o conhecimento dos lados direito e esquerdo. É uma habilidade adquirida através das experiências realizadas pela própria criança em movimentos livres no espaço: correr, saltar, subir, descer, andar sobre linhas, andar em cima de círculo, exercício usando o corpo da criança, seu nariz fica acima da boca, abaixo dos olhos, se posicionar atrás, em cima, na frente, do lado em cima, embaixo da cadeira. A lateralidade ajuda a criança na posição correta do traçado das letras, principalmente simétricas, n x v; p x q, d x b e dos números 6 e 9, e a seqüência das letras em uma palavra. São importantes também porque a leitura e a escrita são executadas da esquerda para a direita, indicam também a direção correta de organizar o espaço da folha e a colocar adequadamente as letras na linha. Obs.: A terminologia esquerda, direita só deve ser usada quando o aluno já tiver adquirido as letras na linha.
Orientação Temporal
Com linguagem oral através de conversas informais, orientar as crianças no sentido de que os acontecimentos se sucedem no tempo, uso do calendário, canções.
12. Integração Social e Ciências
Trabalhamos com unidade de estudo em conjunto organizado de conteúdo e atividades a cerca de um assunto, com o objetivo de ajudar o aluno na aquisição de conhecimentos (domínio cognitivo), atitudes (domínio afetivo) e habilidades (domínio psicomotor) que se faz necessário ao seu ajustamento ao meio físico e social e a sua formação como cidadão. Há um assunto central em torno do qual se integram as atividades, ou seja, serve de elemento integrativo. Unidade de estudo e datas comemorativas relacionadas ao mês correspondente;
- Escola - Fevereiro
- Família - Março
- As plantas - Abril
- As frutas - Maio
- Saúde e Higiene - Junho
- O mundo dos sons (os órgãos dos sentidos) - Agosto
- Meio de transporte - Setembro
- Meios de comunicação - Outubro
- Mundo animal e mineral - Novembro
- Revisão Geral - Dezembro
13. Avaliação
- Diagnóstica
- Formativa
- Somativa
CONCLUSÃO.

As características comuns a essas formas de encaminhar a prática pedagógica na educação infantil-especial são: A participação de todos os sujeitos envolvidos: alunos, professores, coordenadores, família, sociedade; O sentido real das atividades para as crianças que elas sintam prazer em fazê-las; A intencionalidade do professor saber porque está fazendo aquilo, quais os benefícios que traz para a criança; O significado da aprendizagem no cotidiano da escola, atividades significativas sendo realizadas com as crianças; Trabalhos diversificados para atender a individualidade das crianças.

DIRETRIZES PARA A PRÁTICA
I N E S P E C
INSTITUTO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Centro de Atendimento Educacional Especializado
SEQUÊNCIA MECÂNICA INTERATIVA DE ATIVIDADES DIÁRIAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES DE APOIO E DOCENTES
CONTEÚDOS
  1. Orientação temporal e espacial;
  2. Percepção viso motora;
  3. Percepção auditiva, visual e tátil;
  4. Coordenação motora fina e grossa;
  5. Comunicação;
  6. A.V.D.’s – (atividades de vida diária);
  7. A.V.P.’s – (atividades de vida prática);
  8. Cognição(prática de desenvolvimento);
  9. Socialização(prática de desenvolvimento).
ATIVIDADES
  • Pintura (dedo, pincel, cera);
  • Recorte de material de pesquisa – revistas, jornais, etc;
  • Contagem verbal de histórias infantis diversas;
  • Colagem (prática de desenvolvimento);
  • Tracejado;
  • Fantoche;
  • Leitura (prática de desenvolvimento);
  • Escrita (prática de desenvolvimento);
  • Partilhado;
  • Dobradura;
  • Dramatização (prática de desenvolvimento);
  • Alinhado;
  • Conversa informal;
  • Tarefa dirigida;
  • Montagem;
  • Desenho;
  • Quebra cabeça;
  • Jogos pedagógicos.


DO CORPO DOCENTE

Os professores do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE/INESPEC, contratados para a educação especial devem estar em conformidade com o estabelecido na LDB, artigos 59, Inciso III, e 62, e com as diretrizes curriculares nacionais para a formação de docentes. O CAEE/INESPEC em parceria com a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, da União, desenvolverá formação profissional continuada de que trata o caput deste artigo, através de cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização. Aos professores que já se encontram exercendo o magistério, nessa modalidade de ensino, ou que atuarão junto a esses alunos, matriculados no CAEE/INESPEC, serão oferecidas oportunidades de formação continuada, inclusive no nível de pós-graduação no âmbito do INESPEC, utilizando o SISTEMA DA TELEVISÃO VIRTUAL INESPEC em parceria com a TELEVISÃO MUNDIAL – TV WORLD, dos Estados Unidos da América. A parceria para os fins a que se refere o parágrafo segundo já estar firmada, e inicialmente se processa o CANAL DO AUTISMO e CANAL MEDICINA nos links:

a) TV INESPEC AUTISMO RADIOWEBINESPEC
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TELEVISÃO VIRTUAL EAD
http://radiowebinespec.webnode.com.br/news/curso%20de%20especialia%c3%a7%c3%a3o%20televis%c3%a3o%20virtual%20ead/
http://worldtv.com/examples/embed-player-preview.php?type=iframe&channelId=1445965&width=728&height=546&skin=slick
http://worldtv.com/tv-inespec-hist_ria_do_brasil

b) TV INESPEC MEDICINA on WorldTV.com
http://worldtv.com/tv_inespec_medicina
c)  Dialética do autismo.
http://inespeceducacao.no.comunidades.net/index.php?pagina=1224762711
http://inespeceducacao.no.comunidades.net/

d) SISTEMA DE RADIODIFUSÃO INTERNACIONAL INESPEC
http://radiowebinespec.webnode.com.br/
http://wwwtvinespeccanal1filmes.blogspot.com/
BLOGS DO INESPEC PARTE1
http://radiowebinespec1.listen2myradio.com/
http://www.google.com.br/#q=BLOGS+DO+INESPEC&hl=pt-BR&rlz=1R2RNTN_pt-BRBR377&start=20&sa=N&fp=98edb3f93e60e22f
http://radiowebinespeccanal.no.comunidades.net/index.php
http://worldtv.com/filme.tvinespec
http://wwwescritriojuridicoinespec.blogspot.com/2010/12/advogado-gilberto-marcelino-miranda.html
http://wwwdiariooficialinespec2011.blogspot.com/
Your listeners can access your radio at :
http://radiowebinespec1.listen2myradio.com
http://radiowebinespec1.listen2mymusic.com
http://radiowebinespec1.radiostream321.com
http://radiowebinespec1.listen2myshow.com
http://radiowebinespec1.radio12345.com

RELAÇÃO DO CORPO DOCENTE EM EXERCÍCIO NA ENTIDADE.
CONVÊNIO 075/2010-PROCESSO 08665687-2
INESPEC-CAEE-SEDUC-SEFOR-GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ.
DOE – 18.09.2010. FOLHAS 45.

  1. Professor César Augusto Venâncio da Silva. Psicopedagogo. Exercendo o cargo de gestor da entidade CAEE/INESPEC;
  2. Professora Raimunda Henrique Rabelo da Silva. Especialista em Educação Especial. Licenciada em Pedagogia;
  3. Professora Sandra Maria de Paulo. Psicomotricista.
  4. Professora Tamisa Weyne Pontes. Educadora Especial. Especialista.
  5. Professora MARTA MARIA OLIVEIRA CRUZ. Educadora Especial. Especialista. Psicopedagoga.
  6. Professora MAGDA MARINHO SABIÁ. Educadora Especial. Especialista. Psicopedagoga.
  7. Professora LUCIEDA MARIA DE OLIVEIRA LIMA. Educadora Especial. Especialista.
  8. Professora MAGDA MARINHO SABIÁ. Educadora Especial. Especialista. Psicopedagoga.
  9. Professora ESMERALDA LOPES DA COSTA. Educadora Especial. Especialista. Psicopedagoga.
  10. Professora CLEUDENI PEREIRA DE MOURA. Educadora Especial. Especialista.

REFERENCIAS DE PROCEDIMENTOS NA SEDUC-CE.

  1. PROCESSO – SISTEMA SPU.
104 472 05 – 7
14.10.2010.
ATAS DE MATRÍCULAS.
  1. PROCESSO – SISTEMA SPU.
105 585 51 – 3
14.10.2010.
INDICAÇÃO DE DOCENTE.
  1. PROCESSO – SISTEMA SPU.
104 473 10 – 3
14.10.2010.
INDICAÇÃO DE DOCENTE.
  1. PROCESSO – SISTEMA SPU.
105 551 101 – 5
15.10.2010.
INDICAÇÃO DE DOCENTE..
  1. PROCESSO – SISTEMA SPU
105.551.103-1
15.10.2010.
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
  1. PROCESSOS – SISTEMA SPU
INDICAÇÃO DE DOCENTES..
  1. 10756729.6;
  2. 107567.733.4;
  3. 107.567.35-0;
  4. 107.567.25-3;
  5. 107.567.23-7;
  6. 107.567.31-8;
  7. 107.567.21-0;
  8. PROCESSO – SISTEMA SPU
107.567.27.0 SEDUC-GABINETE DA SECRETARIA - ENVIO DE CÓPIA DA NORMA INTERNA INESPEC - Edital n.o.  1-CAEE PRT 5383/2011, de 1 de janeiro de 2011. EMENTA: EDITAL DE ABERTURA DE CURSOS E VAGAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O ANO DE 2011. NA ENTIDADE INESPEC-ARQUIVO-CAEE VER. PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERNO: 5.180/2011 – VOLUME II – FOLHAS: 466; 519/540.

  1. ATAS DE MATRÍCULAS NO CAEE – COMUNICADO INTERNO: 1168/2010 – VER PROCESSO: NA ENTIDADE INESPEC-ARQUIVO-CAEE VER. PROCESSO ADMINISTRATIVO INTERNO: 5.180/2011 – VOLUME I – FOLHAS: 1/90.

PERSPECTIVAS.

O aluno com necessidades especial matriculado no CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE/INESPEC deverá estar matriculado no ENSINO ESCOLAR REGULAR, e não estando os responsáveis legais pelo aluno devem assinar uma DECLARAÇÃO MODELO I em anexo”.

Ao aluno do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE/INESPEC, que possui altas habilidades deverá ser oferecido serviço suplementar organizado para favorecer o aprofundamento e o enriquecimento das atividades curriculares, de conformidade com a sua capacidade cognitiva, visando ao seu atendimento global. A prática da educação física e do desporto por parte dos alunos do CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – CAEE/INESPEC reger-se-á pelo que estabelece o Artigo 26, § 3º da LDB e pela Lei Federal nº 10.793, de 1º de dezembro de 2003, considerando a natureza e o comprometimento da deficiência apresentado, respeitando a avaliação clínica a que o aluno tenha sido submetido.

Plano de Ação para 2012

O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO é um projeto do INESPEC desenvolverá em 2012, atendimentos especializados nos seguimentos: ATENDIMENTO; ASSESSORAMENTO; DEFESA E GARANTIA DE DIREITOS CIVIS AOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. O Evento será gerenciado pela COMISSÃO DE DIREITOS, JUSTIÇA E CIDADANIA do INESPEC. A criação desta comissão será efetivada na Assembléia Geral do INESPEC, em dezembro de 2012. Assim ficara o CAEE/INESPEC efetivamente como uma entidade organizada para os fins de assistência social, nos termos do Decreto, “In verbis”:

Decreto Federal nº 6308, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007.
Dispõe sobre as entidades e organizações de assistência social de que trata o art. 3o da Lei Federal no 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e dá outras providências.
Art. 2o As entidades e organizações de assistência social podem ser, isolada ou cumulativamente:

I - de atendimento: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de proteção social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidades ou risco social e pessoal, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei;

II - de assessoramento: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei; e

III - de defesa e garantia de direitos: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de
defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei.

Decreto Regulamentador

O CENTRO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO é um projeto do INESPEC incorpora neste expediente o texto do Decreto Federal nº 6308, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2007, que dispõe sobre as entidades e organizações de assistência social de que trata o art. 3o da Lei Federal no 8.742, de 7 de dezembro de 1993.

Art. 1o As entidades e organizações são consideradas de assistência social quando seus atos constitutivos definirem expressamente sua natureza, objetivos, missão e público alvo, de acordo com as disposições da Lei Federal no 8.742, de 7 de dezembro de1993.

Parágrafo único. São características essenciais das entidades e organizações de assistência social:
I - realizar atendimento, assessoramento ou defesa e garantia de direitos na área da assistência social, na forma deste Decreto;
II - garantir a universalidade do atendimento, independentemente de contraprestação do usuário; e
III - ter finalidade pública e transparência nas suas ações.

Art. 2o As entidades e organizações de assistência social podem ser, isolada ou cumulativamente:

I - de atendimento: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de proteção social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidades ou risco social e pessoal, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei;

II - de assessoramento: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei; e

III - de defesa e garantia de direitos: aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos da Lei nº 8.742, de 1993, e respeitadas as deliberações do CNAS de que tratam os incisos I e II do art. 18 daquela Lei.

Art. 3o As entidades e organizações de assistência social deverão estar inscritas nos Conselhos Municipais de Assistência Social ou no Conselho de Assistência Social do Distrito Federal para seu regular funcionamento, nos termos do art. 9º da Lei no 8.742, de 1993, aos quais caberá a fiscalização destas entidades e organizações, independentemente do recebimento ou não de recursos públicos.

§ 1o Na hipótese de atuação em mais de um Município ou Estado, as entidades e organizações de assistência social deverão inscrever seus serviços, programas, projetos e benefícios no Conselho de Assistência Social do respectivo Município que se pretende atingir, apresentando, para tanto, o plano ou relatório de atividades, bem como o comprovante de inscrição no Conselho Municipal de sua sede ou de onde desenvolve suas principais atividades.

§ 2o Na inexistência de Conselho Municipal de
Assistência Social, as entidades e organizações de assistência social deverão inscrever-se nos respectivos Conselhos Estaduais.

Art. 4o Somente poderão executar serviços, programas e projetos de assistência social vinculados à rede socioassistencial que integra o Sistema Único da Assistência Social - SUAS as entidades e organizações inscritas de acordo com o art. 3o.

Art. 5o As entidades e organizações de assistência social terão prazo de doze meses, a contar da data de publicação deste Decreto, para requerer a inscrição de seus serviços, programas, projetos e benefícios nos Conselhos Municipais de Assistência Social ou Conselho de Assistência Social do Distrito Federal para fins de cumprimento do previsto no § 1o do art. 3o.

Art. 6o Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 14 de dezembro de 2007; 186o da
Independência e 119o da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Patrus Aninas
Este texto não substitui o publicado no DOU de 17.12.2007

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